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Greenpeace lança novo barco

21/11/2011 - Autor
Projetado totalmente sob medida para o trabalho de ativismo ambiental, o navio Rainbow Warrior III é o novo símbolo da ONG mundialmente conhecida, o Greenpeace. A marca do novo navio do Greenpeace é a sustentabilidade. Em lugar dos combustíveis fósseis, seu principal motor é a força dos ventos. Isso será possível porque o design revolucionário do mastro e o posicionamento das velas foram otimizados para melhor utilização desta força da natureza.
Sua operação por motores só será acionada quando o barco enfrentar condições difíceis no mar e seu casco foi desenhado para reduzir ao máximo o uso de combustíveis. O calor dos geradores é reutilizado no aquecimento da água a bordo, em cabines e banheiros, e para o pré-aquecimento das máquinas.
Com capacidade para uma tripulação de até 30 pessoas, o novo Rainbow Warrior III continuará a ser uma plataforma segura e funcional para campanhas e estudos. Sua infraestrutura inclui modernos equipamentos de comunicação e de pesquisa científica, dois botes salva-vidas e heliponto. Um exemplo da eficiência do novo navio é o local da emissora de rádio que continua as transmissões por pelo menos 30 minutos após o barco sofrer algum tipo de ataque.
O projeto foi viabilizado graças a doações de mais de 100 mil pessoas que patrocinaram a compra de peças e outros equipamentos por meio da internet até o final da construção do navio.
“Assim como seus antecessores, o novo Rainbow Warrior nos permitirá viajar para as fronteiras da destruição ambiental, testemunhar e agir. Ele é uma promessa a nossos colaboradores, de que vamos manter a luta por um futuro verde e pacífico”, declarou Kumi Naidoo, diretor executivo do Greenpeace Internacional, durante o lançamento do navio em Berne-Matzen, Alemanha, em outubro.
O navio vai iniciar sua empreitada com uma turnê pela costa europeia. Em seguida, ele fará a primeira travessia no oceano para começar a campanha nas Américas.
Veja aqui a matéria completa com vídeos.